7 DICAS INFALÍVEIS PARA POUPAR DINHEIRO

 

Se anda a pensar na viagem em família dos seus sonhos, mas a realização desse projecto depende das suas poupanças, a WIBNET dá-lhe 7 dicas infalíveis para que consiga poupar o dinheiro necessário.

 

  1. Estruturação de um Orçamento

 

De acordo com especialistas financeiros, o valor a poupar deve corresponder a 10% do rendimento disponível, contudo a realização de um orçamento é o primeiro passo para avaliar todos os valores e acertá-los à sua realidade.

 

Em caso de famílias com crianças poderá ser um desafio interessante incluir os seus filhos neste orçamento e atribuir-lhes um montante fixo (semanada ou mesada) para que possam aprender a gerir o seu próprio dinheiro.

 

 

 

 

  1. Redução da Factura da Água

 

Uma das alterações que podem ser feitas ao adaptar parte dos seus hábitos diários é a redução da factura da água, para tal, a WIBNET recomenda que:

 

 

  • Faça a manutenção das torneiras;
  • Não deixe correr água durante a lavagem da loiça, no duche e outros momentos de higiene pessoal;
  • Reutilize a àgua fria que corre no início para regar as plantas ou a sua horta.

 

 

  1. Redução da Factura do Gás

 

Tal como é uma mais-valia, para as suas poupança e para o ambiente, reavaliar parte da sua conduta referente à poupança de água, o mesmo se aplica ao gás e o reajuste da temperatura do esquentador pode ser uma ajuda preciosa, pois manter a temperatura no máximo (standard) resulta num gasto inútil de gás e também de água, ao utilizarmos uma maior quantidade do recurso para temperarmos o nosso duche.

 

  1. Redução da Factura da Luz

 

Na mesma ordem dos pontos anteriores, para uma poupança eficaz na factura da luz e electricidade, a WIBNET sublinha as seguintes ações a fazer:

 

 

 

 

 

  • Substituir as tomadas normais para tomadas com interruptor ON/OFF;
  • Desligar a Televisão no interruptor OFF próprio, em vez de a desligar no comando remoto;
  • Manter ligados à corrente eléctrica apenas os aparelhos em uso, nomeadamente os carregados de telemóveis e computadores que ficam esquecidos na tomada após o carregamento do aparelho;
  • Compre lâmpadas de baixo consumo, que se traduzem numa grande poupança a longo prazo;
  • Lavar a roupa com a máquina cheia, optando por programadas de baixa temperatura (entre 80% a 85% dos gastos da máquina de lavar a roupa destinam-se ao aquecimento da água), e em horário económico.

 

 

  1. Redução de Juros de Crédito

 

Tenha atenção ao pagamento de juros de crédtio acrescidos desnecessários, pois com a diminuição do custo do dinheiro, os juros diminuíram em simultâneo (nos actuais valores de mercados as taxas cercam os 10% e 14%), contudo muitos dos consumidores continuam a pagar juros com taxas acima dos 20% por falta de informação. Informe-se junto da sua instituição financeira.

 

  1. Consolidação de Créditos

 

A consolidação ou refinanciamento de créditos anteriores, em vez da contração de vários empréstimos, podem ser uma solução em caso de necessidade, dado que resultam no pagamento de custos e taxas de juro mais reduzidos. Em caso de crédito consolidado, o valor médio das taxas de juro no mercado é entre 11% e 14%.

 

 

  1. Organize os Gastos na Alimentação

 

Grande parte da fatia do orçamento familiar é direcionada à alimentação, e parte dela não é aproveitada e acaba no lixo por término de validade. Para solucionar este problema, a WIBNET aconselha as seguintes práticas:

 

 

 

 

  • Fazer uma lista de compras antes de ir ao supermercado ou realizar as compras online, pois evita a compra de bens supérfluos e, na segunda hipótese, poupa ainda muito tempo;
  • Crie uma ementa semanal para as refeições em casa de forma a organizar as proporções e os alimentos a gastar (esta ementa irá também ajudá-lo na realização pragmática da lista de compras a fazer);
  • Inicie uma produção biológica, por mais pequena que seja, poderá a longo prazo reduzir parte dos seus gastos hortícolas e é, simultaneamente, uma actividade muito divertida para fazer com os miúdos.

 

 

Cumprindo estes 7 mandamentos infalíveis, a WIBNET relembra uma dica adicional – uma poupança bem-sucedida não deve ser o montante que sobra ao final do mês e exige um planeamento familiar anterior para que não fique exposto a imprevistos e tentações. Prometemos que verá resultados!

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe os seus comentários

0
simulações enviadas

poupe também nos seus seguros

clique na imagem
particulares
Simulações para Particulares
empresas
Simulações para Empresas

O nosso website usa cookies para nos ajudar a melhorar a tua experiência com a WIBNET. Ao usares o nosso website estás a consentir o uso de cookies!

temos EXCELENTES novidades para ti!

wibnet logo branco