fbpx

7 DICAS INFALÍVEIS PARA POUPAR DINHEIRO

poupar nos seguros
A WIBNET dá-lhe 7 dicas infalíveis para que consiga poupar o dinheiro necessário

Se anda a pensar na viagem em família dos seus sonhos, mas a realização desse projecto depende das suas poupanças, a WIBNET dá-lhe 7 dicas infalíveis para que consiga poupar o dinheiro necessário.

  1. Estruturação de um Orçamento

De acordo com especialistas financeiros, o valor a poupar deve corresponder a 10% do rendimento disponível, contudo a realização de um orçamento é o primeiro passo para avaliar todos os valores e acertá-los à sua realidade.

Em caso de famílias com crianças poderá ser um desafio interessante incluir os seus filhos neste orçamento e atribuir-lhes um montante fixo (semanada ou mesada) para que possam aprender a gerir o seu próprio dinheiro.

  1. Redução da Factura da Água

Uma das alterações que podem ser feitas ao adaptar parte dos seus hábitos diários é a redução da factura da água, para tal, a WIBNET recomenda que:

  • Faça a manutenção das torneiras;
  • Não deixe correr água durante a lavagem da loiça, no duche e outros momentos de higiene pessoal;
  • Reutilize a àgua fria que corre no início para regar as plantas ou a sua horta.
  1. Redução da Factura do Gás

Tal como é uma mais-valia, para as suas poupança e para o ambiente, reavaliar parte da sua conduta referente à poupança de água, o mesmo se aplica ao gás e o reajuste da temperatura do esquentador pode ser uma ajuda preciosa, pois manter a temperatura no máximo (standard) resulta num gasto inútil de gás e também de água, ao utilizarmos uma maior quantidade do recurso para temperarmos o nosso duche.

  1. Redução da Factura da Luz

Na mesma ordem dos pontos anteriores, para uma poupança eficaz na factura da luz e electricidade, a WIBNET sublinha as seguintes ações a fazer:

  • Substituir as tomadas normais para tomadas com interruptor ON/OFF;
  • Desligar a Televisão no interruptor OFF próprio, em vez de a desligar no comando remoto;
  • Manter ligados à corrente eléctrica apenas os aparelhos em uso, nomeadamente os carregados de telemóveis e computadores que ficam esquecidos na tomada após o carregamento do aparelho;
  • Compre lâmpadas de baixo consumo, que se traduzem numa grande poupança a longo prazo;
  • Lavar a roupa com a máquina cheia, optando por programadas de baixa temperatura (entre 80% a 85% dos gastos da máquina de lavar a roupa destinam-se ao aquecimento da água), e em horário económico.
  1. Redução de Juros de Crédito

Tenha atenção ao pagamento de juros de crédtio acrescidos desnecessários, pois com a diminuição do custo do dinheiro, os juros diminuíram em simultâneo (nos actuais valores de mercados as taxas cercam os 10% e 14%), contudo muitos dos consumidores continuam a pagar juros com taxas acima dos 20% por falta de informação. Informe-se junto da sua instituição financeira.

  1. Consolidação de Créditos

A consolidação ou refinanciamento de créditos anteriores, em vez da contração de vários empréstimos, podem ser uma solução em caso de necessidade, dado que resultam no pagamento de custos e taxas de juro mais reduzidos. Em caso de crédito consolidado, o valor médio das taxas de juro no mercado é entre 11% e 14%.

  1. Organize os Gastos na Alimentação

Grande parte da fatia do orçamento familiar é direcionada à alimentação, e parte dela não é aproveitada e acaba no lixo por término de validade. Para solucionar este problema, a WIBNET aconselha as seguintes práticas:

  • Fazer uma lista de compras antes de ir ao supermercado ou realizar as compras online, pois evita a compra de bens supérfluos e, na segunda hipótese, poupa ainda muito tempo;
  • Crie uma ementa semanal para as refeições em casa de forma a organizar as proporções e os alimentos a gastar (esta ementa irá também ajudá-lo na realização pragmática da lista de compras a fazer);
  • Inicie uma produção biológica, por mais pequena que seja, poderá a longo prazo reduzir parte dos seus gastos hortícolas e é, simultaneamente, uma actividade muito divertida para fazer com os miúdos.

Cumprindo estes 7 mandamentos infalíveis, a WIBNET relembra uma dica adicional – uma poupança bem-sucedida não deve ser o montante que sobra ao final do mês e exige um planeamento familiar anterior para que não fique exposto a imprevistos e tentações.

Prometemos que verá resultados!

Deixe os seus comentários

Facebook
Twitter
LinkedIn

Encontre o que procura

Procurar

receba as novidades fresquinhas

Outros assuntos
SIMULAÇÕES ENVIADAS
0

poupa também nos teus seguros

familia
Simulações para Particulares
clica na imagem
acidentes de trabalho
Simulações para Empresas
clica na imagem

Agradeço contato para análise aos seguros da minha empresa

Este pedido não estabelece qualquer tipo de compromisso