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TROTINETE ELÉTRICA? ATENÇÃO ÀS MULTAS PESADAS…

trotinete eletrica

Desiluda-se se pensa que conduzir uma trotinete elétrica dispensa as regras básicas de condução.

Para as guiar em segurança e evitar as coimas, há que saber quais são.

Sintetizamos o principal a ter em conta.

Conduzir uma trotinete sem ter em conta as regras pode valer-lhe multa pesada.

Sabia que, por exemplo, não pode conduzir a trotinete nos passeios?

E o seguro? quanto custa o seguro para ti…




TROTINETE ELÉTRICA- 12 REGRAS PARA UMA CONDUÇÃO SEGURA

As últimas atualizações ao código da estrada confirmam que as trotinetes elétricas se equiparam a velocípedes o que as obriga a cumprir as mesmas regras e regime de circulação.

De acordo com o Decreto-Lei nº 102-B/2020, um velocípede é um veículo com duas ou mais rodas acionadas pelo esforço do próprio condutor, cuja potência máxima contínua não deve exceder 0,25 kW. Ou seja, não deve atingir mais de 25 km/h.

Mas, além de cumprir com as regras de uso e circulação a que estes veículos obrigam, aconselha-se ainda um conjunto de boas práticas que, embora por enquanto, ainda não tenham força de Lei, acrescentam segurança à condução.

Por exemplo, muitas empresas de aluguer de trotinetes aconselham uma idade mínima de condução de 18 anos.

Quais são as multas?

Caso infrinja as regras de circulação pode ser sancionado com coimas entre 30 a 150 euros;

Quem não apresentar os documentos dentro dos prazos legais fica sujeito a coimas entre 60 a 300 euros;

Os velocípedes com velocidades máximas contínuas superior a 0,25 kW ou velocidade máxima em patamar superior a25 km/h, em desrespeito das características técnicas e do regime de circulação podem pagar coimas entre 60 a 300 euros;

A circulação sob efeito de álcool é particularmente grave e pode trazer-lhe uma penalização noa sua carta por pontos.

No caso da condução de trotinetes segue-se o regime habitual de penalização, conforme a taxa de álcool no sangue.

Embora com uma redução nos valores máximos e mínimos das coimas.

Consulte todos os detalhes no Decreto-Lei nº 102-B/2020.

 

Não é pelo facto do seguro não ser obrigatório, que o utilizador da trotinete não tem que responder pelos danos causados. Vai é ter que pagar do próprio bolso… se não tiver seguro.

Com o aparecimento das trotinetes elétricas, verificou-se um aumento muito significativo dos acidentes decorrentes da sua utilização.

Tornou-se absolutamente necessário fazer face a 2 situações distintas:

  1. a responsabilidade civil por danos físicos e materiais provocados a terceiros;

  2. as despesas de tratamento do utilizador da trotinete, em caso de acidente.

Relativamente à questão do seguro de responsabilidade civil para trotinetes elétricas, tínhamos um grande problema:

não havia nenhuma seguradora que aceitasse fazer este tipo de seguro em Portugal, mas… conseguimos resolver este problema!

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O SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL
PARA TROTINETES ELÉTRICAS

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Para além do seguro de Responsabilidade Civil que se responsabiliza por pagar os danos provocados a terceiros é, igualmente muito importante…

ter um seguro de Acidentes Pessoais, para fazer face, a um eventual acidente com danos pessoais de quem utiliza a trotinete.

Sim, os acidentes não acontecem só aos outros…

As despesas de tratamento e uma eventual hospitalização, podem criar sérios embaraços financeiros…

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E como proceder em caso de acidente quando conduz uma trotinete elétrica?

 Em caso de acidente, deve realizar os seguintes passos:

  • Registar os dados de todos os envolvidos (veículos, condutores e peões), ainda que, à primeira vista, não se verifiquem danos imediatos;

  • Expor a sua versão do episódio, caso as autoridades sejam informadas e chamadas ao local;

  • Caso o condutor de um veículo seja identificado como responsável, o acidente pode ser participado à seguradora automóvel, do sujeito em questão;

  • Caso a responsabilidade do acidente seja sua e não tiver qualquer seguro contratado, será responsável pelo pagamento total dos danos materiais e pessoais dos envolvidos.

 

A WIBNET pode ajudar a proteger as consequências financeiras mais graves, decorrentes da utilização da trotinete, por um custo muito reduzido.

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