SOFRE DE ANSIEDADE? SAIBA COMO O DESPORTO PODE AJUDAR

 

A ansiedade afecta em Portugal cerca de 16,5% da população, de acordo com um estudo publicado em 2015, e é mais frequente entre a faixa etária dos 18 aos 34 anos. Entre os vários métodos que podem ajudar à gestão desta condição, a redução da ansiedade através da prática de desporto será o tema tratado hoje pela WIIBNET.

 

O QUE É A ANSIEDADE?

 

Na realidade todos temos ansiedade, contudo a condição torna-se apenas alarmante quando é sentida em excesso e incontrolavelmente durante um longo período de tempo e provocando, assim, uma sensação de medo e de ameaça perante determinadas situações.

 

 

Destacam-se como sintomas de ansiedade:

 

  • Sentimento recorrente de medo, apreensão, frustração e vergonha relativamente a estas emoções;
  • Necessidade de controlo e um pensamento excessivamente perfeccionista relativamente a si e certos cenários;
  • Tonturas, ritmo cardíaco acelerado, pressão na zona do peito, cansaço, dores de cabeça e isolamento.

 

 

Quando estes sintomas se intensificam e começam a afectar a nossa qualidade de vida, considera-se que estamos perante um transtorno de ansiedade, que se estima que venha a afectar entre 11% a 22% da população mundial e o aconselhado, neste caso, é procurar ajuda especializada.

 

O QUE PODE DIMINUIR A ANSIEDADE?

 

 

Entre os vários métodos indicados para o controlo da ansiedade, destacam-se aqueles que permitam desacelerar o ciclo vicioso de pensamentos e sentimentos depreciativos e que ajudem à concentração da pessoa no tempo presente. São exemplos:

 

 

 

 

 

 

  • Relaxamento Muscular de forma a reduzir a tensão arterial e o ritmo cardíaco e melhorar os ciclos de sono para diminuição do cansaço causado pelo transtorno;
  • Respiração pausada e coordenada;
  • Hobbies, pois a realização de actividades que o/a realizem resultam numa mudança positiva do humor e reduzem parte dos sintomas físicos;
  • Exercício físico como fonte de rutura do ciclo depressivo.

 

COMO É QUE O DESPORTO REDUZ A ANSIEDADE?

 

Com base em vários estudos realizados, o desporto e qualquer actividade física relacionam-se directamente com a melhoria da qualidade de vida de quem sofre de ansiedade ou depressão e é uma mais-valia a acrescer ao acompanhamento médico da condição, que é sempre recomendado.

 

O ditado funciona também invertido: “Corpo são, mente sã.”

 

Neste sentido, destacam-se as seguintes práticas desportivas como as mais benéficas:

 

  1. Corrida

 

 

 

Correr é provavelmente a actividade mais saudável para o ser humano, dado que diminui riscos cardíacos e, simultaneamente, queima calorias. Está provado que a actividade tem um efeito na produção de seratonina e na noradrenalina, neurotransmissores responsáveis pelo humor e a sensação de bem-estar do ser humano.

 

Para além de que um estudo realizado em 2014 aponta que uma simples corrida diária de 5 minutos fará aumentar a sua esperança de vida.

 

  1. Hiking

 

 

 

Todos os cenários naturais têm um efeito relaxante para a mente humana (estar rodeado por árvores reduz a ansiedade), por isso, praticar hiking na Natureza traz automaticamente um duplo benefício para o corpo mental e corpo físico.

 

Publicações afirmam que jovens que caminhavam regularmente durante cerca de 1 hora no meio da Natureza, conseguiram reduzir os níveis diários de stress e ansiedade, para além de melhorias na memória.

 

  1. Ioga

 

 

Não é pelo Ioga se ter tornado a actividade mais trendy dos últimos tempos, mas está provado que provoca alterações muito positivas para a saúde mental e física, nem que seja pelos vários exercícios respiratórios que ajudam a acalmar e reduzir a ansiedade.

 

Em 2007, um estudo, publicado na Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine,afirmou que todos os praticantes de Ioga que haviam participado no estudo apresentavam níveis mais reduzidos de ansiedade, depressão e irritabilidade.

 

Para concluir, é importante que esteja atento a possíveis sintomas de ansiedade e que não os desvalorize e, caso necessário, procure acompanhamento médico para que o que sente não se intensifique excessivamente e perturbe a sua rotina diária.

 

Para ajudar, não se esqueça que o desporto pode ser um bom auxiliar e tem também benefícios a nível físico.

 

Em caso de necessidade de frequência de consultas de especialidade, a contratação de um Seguro de Saúde pode ser uma mais-valia para a redução das despesas.

 

Clique aqui para fazer connosco a sua simulação!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe os seus comentários

0
simulações enviadas

poupe também nos seus seguros

clique na imagem
particulares
Simulações para Particulares
empresas
Simulações para Empresas

O nosso website usa cookies para nos ajudar a melhorar a tua experiência com a WIBNET. Ao usares o nosso website estás a consentir o uso de cookies!

temos EXCELENTES novidades para ti!

wibnet logo branco