fbpx

COMO EMAGRECER DE FORMA SAUDÁVEL?

seguro saude perder peso
Quando o assunto é emagrecer o mais importante é fazê-lo de forma saudável

Quando o assunto é emagrecer o mais importante é fazê-lo de forma saudável, o que significa a alteração de determinados hábitos alimentares e quotidianos e paciência para obter resultados graduais e sustentáveis a longo prazo.

Se não está satisfeito com o seu peso, o primeiro passo indicado é o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) para saber qual o intervalo de peso indicado para o seu corpo, pois nem todas as constituições são iguais e cada pessoa tem as suas necessidades alimentares e energéticas.

Pode consultar o seu IMC aqui. Caso necessite de emagrecer mais do que 10kg, a WIBNET aconselha a consulta de um médico especialista ou um nutricionista para que o processo de emagrecimento seja controlado, embora o acompanhamento da sua dieta seja sempre o mais indicado independentemente dos números.

Relativamente às quantidades calóricas ingeridas, estas devem ser sempre inferiores às quantidades gastas para que se verifique a diminuição de peso pretendida, apesar de ser importante definir limites que impeçam qualquer implicação para a saúde, que um emagrecimento demasiado rápido pode causar:

  • As mulheres devem ingerir no mínimo 1200 quilocalorias diárias;
  • Os homens devem ingerir no mínimo 1500 quilocalorias diárias.

REGRAS BÁSICAS PARA PERDER PESO

Para iniciar uma dieta é fundamental estabelecer um objectivo real estipulado ao longo de um período de tempo, três semanas é o período mínimo indicado para a realização de qualquer processo de emagrecimento, e estabeleça a perda de meio quilo por semana, no máximo. Embora existam dietas e programas online que apresentem resultados mais ambiciosos, não os siga, pois o contrário do indicado pode resultar em riscos para a sua saúde (exemplo: anemia).

A ingestão de produtos auxiliares ao emagrecimento, como comprimidos, ampolas, chás e xaropes, deve ser sempre questionada, dado que grande parte destes produtos, mesmo que aparentemente naturais, podem estar expostos a toxinas e microrganismos ou conter substâncias diuréticas e laxantes, o que não resulta na eliminação de gordura e, consequentemente, do peso.

A redução da ingestão de calorias deve ser também progressiva, o indicado será uma redução em média de 500 calorias por dia até um limite mínimo estabelecido e, após regularização, o regresso à ingestão indicada às suas necessidades.

Embora os hidratos de carbono possam parecer os seus inimigos principais, é essencial que não os elimine totalmente da sua alimentação para que o seu corpo não recorra às proteínas para criação de energia, processo que resulta na libertação de substâncias tóxicas para o seu corpo.

No sentido contrário, o que deve ser eliminado são as gorduras saturadas, presentes principalmente em produtos de origem animal (direcione a sua alimentação para o peixe e para as carnes brancas), o açúcar e as bebidas alcoólicas.

Em acréscimo, deve realizar pequenas refeições ao longo do dia, acompanhadas por fruta ou vegetais, e beber entre 1,5 a 2 litros de água diários. O ideal será a utilização de uma garrafa de água de plástico não descartável para que seja um benefício para si e para o ambiente.

Contudo, se o objectivo é perder peso, um auxiliar fundamental para que todo o processo seja feito de forma saudável, é a prática regular de exercício físico que, para além de estimular os efeitos da sua dieta, irá fortificar a sua mente e é um antídoto natural contra o stress.

Em síntese, quando se trata de iniciar uma dieta ou um processo de emagrecimento, por mais pequeno que seja o objectivo, a WIBNET aconselha a consulta de um especialista para que todo o processo seja adequado e siga todos os critérios necessários a um emagrecimento saudável.

Desta forma, para um acompanhamento continuo em consultas de especialidade, a solução poderá passar pela contratação de um Seguro de Saúde, para que as despesas sejam em parte cobertas pela seguradora.

Poderá fazer aqui a sua simulação.

Deixe os seus comentários

Facebook
Twitter
LinkedIn

Encontre o que procura

Procurar

receba as novidades fresquinhas

Outros assuntos
SIMULAÇÕES ENVIADAS
0

poupa também nos teus seguros

familia
Simulações para Particulares
clica na imagem
acidentes de trabalho
Simulações para Empresas
clica na imagem

Agradeço contato para análise aos seguros da minha empresa

Este pedido não estabelece qualquer tipo de compromisso