fbpx

CARROS ELÉCTRICOS E CARROS AUTÓNOMOS – DESCUBRA O FUTURO DA INDÚSTRIA AUTOMÓVEL

O futuro da indústria automóvel é uma incógnita, mas fascinante devido às inovações tecnológicas

O futuro da indústria automóvel é uma incógnita, mas fascinante devido às inovações tecnológicas. Coloca-se apenas a pergunta: o futuro da mobilidade passará pelos carros eléctricos ou pelos carros autónomos?

Carros Eléctricos – Um Futuro Próximo

 A tecnologia eléctrica é falsamente uma novidade, pois os primeiros protótipos de carros eléctricos surgiram em 1800 aquando do surgimento das baterias e motores deste tipo e, no final do século XIX, chegou a haver mais carros eléctricos comercializados do que carros com motor de combustão. Esta realidade apenas se inverteu com a produção em massa do Ford Modelo T, veículo a gasolina.

No presente, os carros eléctricos voltaram ao tópico do dia pela necessidade de alterar o consumo de combustíveis fósseis por motivos ambientais, mas a realidade é que os preços altos e a ainda reduzida oferta, comparativamente aos carros a gasolina e gasóleo, dificultam a grande mudança para o motor eléctrico.

A Tesla, que detém 12% deste mercado, juntam-se a Hyundai, a Volkswagen e a Audi, mas prevê-se um aparecimento de novos modelos pela parte de outras marcas até ao final de 2019 e um reforço do investimento na produção, grande parte proveniente da China e dos Estados Unidos, para que seja possível a comercialização de carros eléctricos mais baratos.

Outra medida para a adoção desta tecnologia é o incentivo público por parte dos Estados, de forma a reduzir os custos de transação para os compradores. No Reino Unido, por exemplo, pretende-se banir os carros com motor de combustão até 2040 e o Governo irá investir cerca de mil milhões de libras em tecnologia de inovação energética, em acréscimo a um fundo de 400 milhões para desenvolver uma rede de abastecimento para motores elétricos.

Carros Autónomos – Não é Ficção Científica

Não estamos a falar de um filme de ficção científica, mas de uma possível realidade futura e nesta corrida destacam-se os projectos da Google, da Zoox e da BMW.

Quando falamos de carros autónomos, falamos de veículos que incluem um sistema de inteligência artificial com capacidade para reter e analisar informações através de radares, sensores e mapas, de forma a estabelecer padrões de navegação, sinalização e obstáculos na estrada e reagir face a estes.

Mas atenção que este tipo de tecnologia não está relacionado com o tipo de motor, que pode ser eléctrico ou a combustão, e ainda se encontra em fase de aperfeiçoamento.

Um dos projectos pioneiros neste sentido é o serviço de Waymo (grupo da Google) que oferece um serviço de táxi autónomo, ainda em fase experimental, através da aplicação Waymo One. Contudo, é garantida a presença de um condutor apenas como supervisor da performance do veículo e como garantia de segurança.

Outros modelos comercializados com piloto automático, ainda que menos ambiciosos, são: o Caddilac SuperCruise, os Tesla e o Nissan ProPilot Assist.

Os carros autónomos podem ser o futuro, mas enfrentam ainda um longo caminho a percorrer até ao aperfeiçoamento da tecnologia e o garante de que o software de inteligência artificial reage de forma segura em todos os múltiplos cenários de perigo que podem surgir na estrada.

Em síntese, se pensarmos nas alterações que o uso paradigmático deste tipo de veículos (carros eléctricos e carros autónomos), ainda que muito diferentes, podem trazer ao nosso quotidiano, existe muito espaço para a mudança e inovação, a começar pela inutilidade dos postos de abastecimento de combustíveis fósseis no caso dos motores eléctricos.

De qualquer das formas, a única garantia é que o seu veículo irá precisar de um Seguro Automóvel obrigatório e a WIBNET poderá continuar a solucionar a sua vida nesse sentido.

Ficou entusiasmado? Comece por pedir a simulação do seu Seguro Automóvel aqui!

Deixe os seus comentários

Facebook
Twitter
LinkedIn

Encontre o que procura

Procurar

receba as novidades fresquinhas

Outros assuntos
SIMULAÇÕES ENVIADAS
0

poupa também nos teus seguros

familia
Simulações para Particulares
clica na imagem
acidentes de trabalho
Simulações para Empresas
clica na imagem

Agradeço contato para análise aos seguros da minha empresa

Este pedido não estabelece qualquer tipo de compromisso