fbpx

BATERAM-LHE NO CARRO E FUGIRAM…

BATEREM-LHE NO CARRO E FUGIREM

Se já se deparou com a situação de lhe baterem no carro e fugirem, a solução passa pelo Fundo de Garantia Automóvel.

O Fundo, gerido pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e para o qual todos os condutores com seguro automóvel contribuem (2,5% do prémio anual do seu seguro reverte para o Fundo de Garantia Automóvel), funciona como um mecanismo público para auxiliar as vítimas em que o culpado pelo acidente é desconhecido ou não tem seguro automóvel.

O único senão é a complexidade e demora nos processos, contudo apresenta-se como a solução mais viável, pois o valor da indemnização pode atingir o 1 milhão de euros, em caso de danos materiais, e 5 milhões de euros, em caso de danos corporais.

Para que seja considerado o pagamento de uma indemnização por danos materiais, deve verificar-se o seguinte:

O culpado está identificado, contudo o seu seguro não é válido;
Sendo desconhecido o culpado pelo acidente, é necessário que a polícia elabore o auto no local do acidente e confirme a fuga.
Para que seja considerado o pagamento de uma indemnização por danos corporais, deve verificar-se o seguinte:

O culpado é desconhecido ou o seu seguro automóvel é inválido ou inexistente;
Insolvência da seguradora do culpado.
Como reportar?

Coloca-se, por fim, a questão de como reportar o sucedido e iniciar o processo. O acidente deve ser reportado à Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, cujos serviços estão disponíveis nas seguintes moradas: Avenida da República, nº 59 (Lisboa), e Rua Júlio Dinis, nº 127 (Porto).

Via correio electrónico, poderá optar por descarregar o documento de participação no website e enviá-los, devidamente preenchidos, para fga@asf.com.pt.

O Fundo de Garantia Automóvel procederá à marcação de uma peritagem até dois dias úteis após a participação do acidente e é estabelecido um prazo de 8 a 12 dias para que proceda à mesma.

Após este processo, o Fundo terá até 32 dias úteis para o informar e ao culpado, em caso de identificação do mesmo, sobre o resultado – pagamento ou não dos danos.

O culpado, quando identificado e havendo uma resposta positiva por parte do Fundo, passa a ter 5 dias úteis para contestar a decisão, sendo que, o Fundo, por sua vez, deverá emitir uma decisão final até 2 dias úteis da emissão da contestação por parte do culpado.

Caso tudo corra em conformidade e de forma positiva, o Fundo de Garantia Automóvel procede ao pagamento das despesas até 8 dias úteis após a decisão final.

Contudo, quando se trata de danos corporais, após participação do sinistro, o Fundo de Garantia Automóvel tem um prazo de 60 dias para pedir a apresentação de exames médicos. Estes exames serão examinados por um médico e segue-se um período de 45 dias até emissão de uma resposta final por parte do Fundo e de proposta de indemnização.

Por fim, a WIBNET sublinha a importância de contratar um Seguro Automóvel adequado e, caso esteja insatisfeito, peça aqui a sua simulação.

Deixe os seus comentários

Facebook
Twitter
LinkedIn

Encontre o que procura

Procurar

receba as novidades fresquinhas

Outros assuntos
0
SIMULAÇÕES ENVIADAS

poupa também nos teus seguros

familia
Simulações para Particulares
clica na imagem
acidentes de trabalho
Simulações para Empresas
clica na imagem

Agradeço contato para análise aos seguros da minha empresa

Este pedido não estabelece qualquer tipo de compromisso