AS 10 PROFISSÕES MAIS PERIGOSAS DO MUNDO

 

É universal que nem todos os trabalhos exigem a mesma responsabilidade ou tempo dedicado, contudo, hoje, a WIBNET destaca 10 das profissões com mais riscos e perigos associados, algumas delas podem ser surpreendentes.

 

 

Esta qualificação considera os critérios de risco de exposição a materiais e substâncias perigosas e contaminadas, doenças, infeções, radiação, risco de ferimentos e outros riscos para a saúde.

 

 

  1. Mineiros

 

O trabalho no subsolo é um exemplo paradigmático das profissões mais perigosas existentes, pois o trabalho numa mina acarreta riscos de enorme amplitude que podem ser causados pelo deslizamento dos solos e alterações repentinas na sua morfologia.

 

Sabia que a China é o país com a maior sector mineiro do mundo e com a maior taxa de mortalidade no desempenhar da actividade com 80% das mortes anuais no país a estarem relacionadas com a indústria de extração do carvão?

 

 

  1. Pilotos e Operadores de Transporte Aéreo

 

Embora seja um dos meios de transporte mais seguros do mundo com uma probabilidade ínfima de acidente, como já tratado num dos artigos WIBNET sobre os lugares mais seguros num avião, a verdade é que a profissão de piloto ou assistente de bordo em transporte aéreo não podia faltar nesta lista pelo elevado risco de mortalidade ou ferimento grave em caso de acidente de avião ou outro tipo de aeronave.

 

 

  1. Motoristas de Longo Curso

 

Neste caso, a WIBNET sublinha os motoristas de cargas pesadas ou matérias perigosas que efectuam transportes de longo curso, seja pelas elevadas horas de condução que contribuem para problemas físicos e altos níveis de fadiga, que estão na causa da maior parte dos acidentes relacionados com a actividade, ou pelos riscos associados ao manuseamento de determinadas substâncias tóxicas para o organismo humano.

 

 

  1. Bombeiros

 

Em Portugal a grande parte dos Bombeiros trabalham em regime voluntário, mas existem também aqueles que desempenham a actividade enquanto profissionais e os riscos inerentes à actividade são explícitos, seja pela exposição a altas temperaturas seja pelas falhas de ordenamento de territórios que dificultam os acessos e os meios durante a ação de socorro e podendo causar acidentes de viação.

 

 

  1. Profissionais de Recolha de Resíduos

 

Já todos assistimos ao processo de recolha de lixo que, para além da exposição a resíduos e substâncias tóxicas a que expõe os profissionais durante a actividade, se traduz noutros riscos de acidente, como é exemplo a possibilidade de queda durante a condução do veículo resultando em situações de atropelamento, por vezes mortais.

 

 

  1. Profissionais de Campos Petrolíferos

 

Os maiores riscos associados ao trabalho em campos petrolíferos estão associados à exposição a substância tóxicas, ao manuseamento de equipamento e cargas pesadas e ao desempenho de determinadas funções em altitudes muito perigosas.

 

 

Como exemplos paradigmáticos da situação descrita, a WIBNET relembra a explosão de Deepwater Horizon e o derrame de petróleo no Golfo do México, a 20 de Abril de 2010, que causou a morte de 11 profissionais.

 

 

 

  1. Soldadores Aquáticos

 

A profissão de soldador aquático não é das mais presentes na nossa memória quando nos lembramos de actividades laborais perigosas, pois a função destes profissionais não é muito conhecida, contudo é de enorme importância para a manutenção de navios e oleodutos que se encontram no mar.

 

Por consequência, os riscos inerentes a esta actividade prende-se à manutenção e reparação de fontes de electricidade num meio muito perigoso para o efeito, a água, o que pode resultar em explosões de enorme gravidade.

 

 

 

  1. Profissionais de Instalação de Ferro e Aço Estruturado

 

Se imaginarmos um arranha céus, é-nos difícil imaginar quem instalou as estruturas do edifício, mas a verdade é que foram estes profissionais que desempenharam o trabalho. Nesta actividade, é a queda de grandes altitudes que resulta em mais acidentes e mortes, para além de outros ferimentos relacionados com objectos cortantes, queimaduras e fraturas.

 

 

  1. Agricultores

 

Embora no nosso imaginário o trabalho agrícola nos pareça aparentemente seguro, a realidade é que esta actividade pode resultar em varias situações de acidentes relacionados com a exposição a matérias e substâncias tóxicas e agentes infeciosos, a exposição prolongada a radiações solares e o manuseamento de equipamentos pesados utilizados na produção industrial.

 

Em Portugal, a maior parte dos acidentes neste sector laboral está relacionado com as máquinas, nomeadamente quedas de tratores.

 

 

  1. Veterinários

 

Todos os profissionais de saúde enfrentam um risco associado à exposição a viros ou agentes infeciosos, e esta realidade atinge também os médicos veterinários.

 

 

 

 

 

Entre as causas de perigos estão as picadas de animais e possíveis doenças e infeções que estes podem transmitir, contudo a Associação Veterinária da Austrália realizou um estudo que identifica um risco quatro vezes mais elevado de que os veterinários possam desenvolver transtornos depressivos e as causas podem ser as seguintes: níveis elevado de stress, realização de procedimentos de difícil gestão emocional, como a eutanásia, e problemas financeiros, pela falta de apoios, comparativamente a outras actividades na área da saúde.

 

Se é ou quer ser profissional numa destas áreas ou em qualquer outra, a WIBNET sublinha a importância da contratação de um Seguro de Acidentes de Trabalho Independente.

 

O contacto com um mediador de seguros pode ser uma ferramenta útil para realizar a escolha que melhor se adequa à sua situação.

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe os seus comentários

0
simulações enviadas

poupe também nos seus seguros

clique na imagem
particulares
Simulações para Particulares
empresas
Simulações para Empresas

O nosso website usa cookies para nos ajudar a melhorar a tua experiência com a WIBNET. Ao usares o nosso website estás a consentir o uso de cookies!

temos EXCELENTES novidades para ti!

wibnet logo branco