No ano da Cimeira do Clima, ocorrida no mês de Setembro em Nova Iorque, sublinha-se a urgência em alterar os paradigmas de consumo e reduzir a pegada ambiental colectiva e individual – uma necessidade é repensar o uso de plástico, cujo período de decomposição demora séculos.
A Comissão Europeia estima que cada cidadão europeu consuma 58 toneladas de plástico por ano, sendo metade desse valor apenas em embalagens descartáveis e apenas 30% reciclado.
Por isso, a WIBNET partilha consigo 5 dicas essenciais para reduzir o plástico descartável e praticar um consumo mais consciente.
Seja rigoroso/a na escolha das embalagens
No supermercado existem múltiplas escolhas para o mesmo produto, que variam em marca e em embalagem. De forma a promover um consumo consciente, prefira embalagens de vidro ou papel e, em caso de não existir alternativa ao plástico, certifique-se que a embalagem comprada pode ser reciclada.
Outra dica essencial é evitar embalagens cuja constituição contém BOPP (bi-axially oriented polypropylene), uma película de plástico muito utilizada nas embalagens de batatas-fritas, bolachas e barras de cereais pela sua textura mais leve, por vezes semelhante a um papel plastificado.
Utilize sacos de pano
O problema maior do plástico é a sua utilização descartável e não existe melhor exemplo do que os sacos de plástico expostos na zona da frutaria em todos os supermercados e que facilmente utilizamos perto de uma dezena de sacos cada vez que vamos ao supermercado. Pela sua composição fina, dificilmente utilizamos o saco da fruta mais do que duas vezes.
Mas existe solução, utilize sacos de pano para colocar a fruta e os legumes e reutilize-os vezes sem conta. Os packs existentes para venda na internet, em lojas green-friendly ou até em alguns supermercados convencionais possuem vários tamanhos.
Faça uma lista de compras
O consumo é o pior inimigo do ambiente e, por isso, uma das dicas fundamentais para a redução de consumo de plástico descartável é necessariamente a redução do que consome aos items apenas essenciais.
A melhor maneira de o fazer é realizar as suas compras com base numa lista feita em casa e que inclui apenas as faltas. A boa notícia é que também irá poupar algum dinheiro!
Faça uma ementa semanal
Uma forma fácil e saudável de reduzir o consumo de plástico descartável é cozinhar em casa, pois não existe maior desperdício do que nas várias cadeias de comida pronta e fast-food.
Para evitar imprevistos, realize uma ementa semanal (que vai ajudar na realização da lista de compras!) e garanta que tem uma refeição saudável e amiga do ambiente.
Havendo excepções, pois todos gostamos de um jantar especial excepcionalmente, opte por restaurantes que servem comida em louça não descartável.
Reutilizar
Quando falamos dos três Rs, esquecemo-nos muitas vezes que reciclar é o último R do trio e o último recurso. Primeiro, é essencial que se reduza o consumo e se reutilize os objectos consumidos.
Desta forma, aproveite a durabilidade do plástico enquanto material e repense as possibilidades de utilização de um objecto de plástico antes de o deitar fora.
Um tupperware sem tampa que pode servir de organizador de gavetas ou um tupperware velho que pode levar ao supermercado para comprar queijo e fiambre na charcutaria e evitar o consumo de plástico descartável.
A sua imaginação é o limite e o ambiente agradece!