COMO EMAGRECER DE FORMA SAUDÁVEL?

Quando o assunto é emagrecer o mais importante é fazê-lo de forma saudável, o que significa a alteração de determinados hábitos alimentares e quotidianos e paciência para obter resultados graduais e sustentáveis a longo prazo.

 

Se não está satisfeito com o seu peso, o primeiro passo indicado é o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) para saber qual o intervalo de peso indicado para o seu corpo, pois nem todas as constituições são iguais e cada pessoa tem as suas necessidades alimentares e energéticas.

 

Pode consultar o seu IMC aqui. Caso necessite de emagrecer mais do que 10kg, a WIBNET aconselha a consulta de um médico especialista ou um nutricionista para que o processo de emagrecimento seja controlado, embora o acompanhamento da sua dieta seja sempre o mais indicado independentemente dos números.

 

 

Relativamente às quantidades calóricas ingeridas, estas devem ser sempre inferiores às quantidades gastas para que se verifique a diminuição de peso pretendida, apesar de ser importante definir limites que impeçam qualquer implicação para a saúde, que um emagrecimento demasiado rápido pode causar:

 

 

  • As mulheres devem ingerir no mínimo 1200 quilocalorias diárias;
  • Os homens devem ingerir no mínimo 1500 quilocalorias diárias.

 

 

 

 

REGRAS BÁSICAS PARA PERDER PESO

 

Para iniciar uma dieta é fundamental estabelecer um objectivo real estipulado ao longo de um período de tempo, três semanas é o período mínimo indicado para a realização de qualquer processo de emagrecimento, e estabeleça a perda de meio quilo por semana, no máximo. Embora existam dietas e programas online que apresentem resultados mais ambiciosos, não os siga, pois o contrário do indicado pode resultar em riscos para a sua saúde (exemplo: anemia).

 

A ingestão de produtos auxiliares ao emagrecimento, como comprimidos, ampolas, chás e xaropes, deve ser sempre questionada, dado que grande parte destes produtos, mesmo que aparentemente naturais, podem estar expostos a toxinas e microrganismos ou conter substâncias diuréticas e laxantes, o que não resulta na eliminação de gordura e, consequentemente, do peso.

 

A redução da ingestão de calorias deve ser também progressiva, o indicado será uma redução em média de 500 calorias por dia até um limite mínimo estabelecido e, após regularização, o regresso à ingestão indicada às suas necessidades.

 

 

Embora os hidratos de carbono possam parecer os seus inimigos principais, é essencial que não os elimine totalmente da sua alimentação para que o seu corpo não recorra às proteínas para criação de energia, processo que resulta na libertação de substâncias tóxicas para o seu corpo.

 

No sentido contrário, o que deve ser eliminado são as gorduras saturadas, presentes principalmente em produtos de origem animal (direcione a sua alimentação para o peixe e para as carnes brancas), o açúcar e as bebidas alcoólicas.

 

Em acréscimo, deve realizar pequenas refeições ao longo do dia, acompanhadas por fruta ou vegetais, e beber entre 1,5 a 2 litros de água diários. O ideal será a utilização de uma garrafa de água de plástico não descartável para que seja um benefício para si e para o ambiente.

 

Contudo, se o objectivo é perder peso, um auxiliar fundamental para que todo o processo seja feito de forma saudável, é a prática regular de exercício físico que, para além de estimular os efeitos da sua dieta, irá fortificar a sua mente e é um antídoto natural contra o stress.

 

Em síntese, quando se trata de iniciar uma dieta ou um processo de emagrecimento, por mais pequeno que seja o objectivo, a WIBNET aconselha a consulta de um especialista para que todo o processo seja adequado e siga todos os critérios necessários a um emagrecimento saudável.

 

Desta forma, para um acompanhamento continuo em consultas de especialidade, a solução poderá passar pela contratação de um Seguro de Saúde, para que as despesas sejam em parte cobertas pela seguradora.

 

 

Poderá fazer aqui a sua simulação.

 

 

 

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