Quem tem um animal, sabe o que é ter mais um membro da família com quatro patas e que a despesa no veterinário faz parte do orçamento e carrega-o substancialmente. Hoje, na WIBNET apresentamos uma solução – faça um seguro para o seu amigo mais peludo!
O Seguro para Animais funciona de forma idêntica ao seu Seguro de Saúde e cobre maioritariamente as despesas de saúde, contudo pode também incluir outros gastos do dia-a-dia do seu patudo, como a ida à tosquia nos meses de calor. Explicamos-lhe tudo já de seguida!
O que cobre?
Por ser um produto recente, o mercado deste tipo de seguros exclui, em grande parte da oferta, outros animais para além dos cães e dos gatos e divide-se nos seguintes tipos:
- Seguro de Responsabilidade Civil – obrigatório em caso de cães de raça considerada perigosa e cobre os danos causados pelo animal a terceiros e as despesas do processo jurídico (excluindo situações no seguimento da participação do animal em performances ou no exercício de caça);
- Seguro de Saúde – cobre despesas veterinárias de rotina ou motivadas por doença (internamentos, cirurgias e transporte de urgência), serviços adicionais (tosquia e alimentação), estadia do animal em caso de doença ou ausência prolongada do dono e despesas fúnebres em caso de morte do animal;
- Seguro Combinado (cobertura de responsabilidade civil e saúde).
É importante referir que no caso do Seguro de Saúde e Seguro Combinado existem cláusulas de exceção relacionadas com doenças pré-existentes ou a idade do animal.
Como optar?
Pelas cláusulas de exceção referidas anteriormente, aquando da escolha do Seguro para o seu animal é importante que tenha em consideração as seguintes questões:
- Qual a real cobertura do Seguro e se esta se adequa à situação do seu animal?
- Qual o valor limite da cobertura (por ocorrência ou anual)?
- Qual o limite de idade estabelecido para a exclusão do seu animal?
- Qual a percentagem das despesas coberta?
- Qual o valor a indemnizar em caso de danos a terceiros (Seguro de Responsabilidade Civil)?
Para que veja estas perguntas respondidas de forma a garantir a melhor proteção possível para o seu amigo de quatro patas, a WIBNET aconselha que contacte um mediador de seguros para o auxiliar nesta tarefa.
Agora, já não tem desculpas para não mimar o seu melhor amigo!