5 DICAS PARA REDUZIR O PLÁSTICO DESCARTÁVEL

reciclar

 

No ano da Cimeira do Clima, ocorrida no mês de Setembro em Nova Iorque, sublinha-se a urgência em alterar os paradigmas de consumo e reduzir a pegada ambiental colectiva e individual – uma necessidade é repensar o uso de plástico, cujo período de decomposição demora séculos.

 

A Comissão Europeia estima que cada cidadão europeu consuma 58 toneladas de plástico por ano, sendo metade desse valor apenas em embalagens descartáveis e apenas 30% reciclado.

 

Por isso, a WIBNET partilha consigo 5 dicas essenciais para reduzir o plástico descartável e praticar um consumo mais consciente.

 

  1. Seja rigoroso/a na escolha das embalagens

 

 

 

No supermercado existem múltiplas escolhas para o mesmo produto, que variam em marca e em embalagem. De forma a promover um consumo consciente, prefira embalagens de vidro ou papel e, em caso de não existir alternativa ao plástico, certifique-se que a embalagem comprada pode ser reciclada.

 

Outra dica essencial é evitar embalagens cuja constituição contém BOPP (bi-axially oriented polypropylene), uma película de plástico muito utilizada nas embalagens de batatas-fritas, bolachas e barras de cereais pela sua textura mais leve, por vezes semelhante a um papel plastificado.

 

  1. Utilize sacos de pano

 

 

O problema maior do plástico é a sua utilização descartável e não existe melhor exemplo do que os sacos de plástico expostos na zona da frutaria em todos os supermercados e que facilmente utilizamos perto de uma dezena de sacos cada vez que vamos ao supermercado. Pela sua composição fina, dificilmente utilizamos o saco da fruta mais do que duas vezes.

 

 

 

 

 

 

 

Mas existe solução, utilize sacos de pano para colocar a fruta e os legumes e reutilize-os vezes sem conta. Os packs existentes para venda na internet, em lojas green-friendly ou até em alguns supermercados convencionais possuem vários tamanhos.

 

  1. Faça uma lista de compras

 

 

O consumo é o pior inimigo do ambiente e, por isso, uma das dicas fundamentais para a redução de consumo de plástico descartável é necessariamente a redução do que consome aos items apenas essenciais.

 

A melhor maneira de o fazer é realizar as suas compras com base numa lista feita em casa e que inclui apenas as faltas. A boa notícia é que também irá poupar algum dinheiro!

 

  1. Faça uma ementa semanal

 

Uma forma fácil e saudável de reduzir o consumo de plástico descartável é cozinhar em casa, pois não existe maior desperdício do que nas várias cadeias de comida pronta e fast-food.

 

 

Para evitar imprevistos, realize uma ementa semanal (que vai ajudar na realização da lista de compras!) e garanta que tem uma refeição saudável e amiga do ambiente.

 

 

 

 

 

Havendo excepções, pois todos gostamos de um jantar especial excepcionalmente, opte por restaurantes que servem comida em louça não descartável.

 

  1. Reutilizar

 

 

 

Quando falamos dos três Rs, esquecemo-nos muitas vezes que reciclar é o último R do trio e o último recurso. Primeiro, é essencial que se reduza o consumo e se reutilize os objectos consumidos.

 

Desta forma, aproveite a durabilidade do plástico enquanto material e repense as possibilidades de utilização de um objecto de plástico antes de o deitar fora.

 

Um tupperware sem tampa que pode servir de organizador de gavetas ou um tupperware velho que pode levar ao supermercado para comprar queijo e fiambre na charcutaria e evitar o consumo de plástico descartável.

 

A sua imaginação é o limite e o ambiente agradece!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe os seus comentários

0
simulações enviadas

poupe também nos seus seguros

clique na imagem
particulares
Simulações para Particulares
empresas
Simulações para Empresas

O nosso website usa cookies para nos ajudar a melhorar a tua experiência com a WIBNET. Ao usares o nosso website estás a consentir o uso de cookies!

temos EXCELENTES novidades para ti!

wibnet logo branco